19/maio
Para que serve o exame de Topografia Computadorizada da Córnea?
A Topografia Computadorizada da Córnea é utilizada para analisar a superfície corneana baseando-se no princípio dos discos de Plácido, que utiliza a córnea como um espelho refletor, projetando uma série de anéis sobre ela. Os anéis são então captados, analisados e codificados em cores, gerando mapas de curvatura.
Os mapas de curvatura podem ser utilizados para realizar o estudo de astigmatismos, assim como o diagnóstico das alterações da curvatura anterior da córnea. É uma ferramenta importante para o diagnóstico precoce de ceratocone, detectando a doença antes mesmo dos sintomas se manifestarem.
O procedimento também auxilia na adaptação de lentes de contato, no cálculo do cristalino artificial (lente intraocular), na avaliação pré-operatória para cirurgia refrativa (correção dos erros de refração) e no pós-operatório de transplante de córnea. Além disso, é um exame de fundamental importância no implante de anéis corneanos intraestromais para o tratamento do ceratocone (“Anel de Ferrara®”).