15/jul
Perigos que o inverno pode trazer para a sua visão
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é no inverno que surgem mais problemas oculares.
Por conta das baixas temperaturas aliadas ao tempo seco e alta incidência de raios ultravioletas, é no inverno que estamos mais propensos a desenvolver algumas doenças nos olhos.
Isso se dá principalmente pelo fato de que, por conta do frio, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, o que acaba facilitando a ação de alguns microorganismos que podem prejudicar os olhos e causar doenças como a “síndrome do olho seco” e a “conjuntivite alérgica”.
Entre os sintomas da ‘síndrome do olho seco estão: sensação de areia nos olhos, coceira, olhos vermelhos, irritação e lacrimejamento. Já a conjuntivite alérgica, que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste parte do globo ocular e do interior das pálpebras, causa dor, secreção nos olhos e coceira.
Para se prevenir das doenças oculares no inverno, é muito importante manter os olhos sempre bem hidratados com colírios recomendados pelo médicos, evitar ao máximo coçar os olhos e usar óculos de sol que oferecem total proteção quantos os raios ultravioletas. Além disso visite regularmente o oftalmologista.