12/ago
Pesquisa apresenta colírio que pode ajudar no controle da miopia
Um estudo realizado por Donald Tan com 800 crianças no National Eye Centre por um período de 5 anos mostrou que com o uso excessivo do computador, a quantidade de crianças com miopia cresceu consideravelmente nos últimos anos, o que alarmou o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, que diz que 1 em cada 2 crianças que vão a seu consultório nos dias de hoje apresentam sintomas da doença.
Com tantos novos casos durante a infância, os profissionais da área estão preocupados pois a progressão da miopia é mais intensa nessa fase da vida, e quando atinge os 6 graus tem um maior risco de causar deficiência visual e cegueira, consequências do glaucoma e do rompimento da retina.
É por conta disso que pesquisadores de diversos países estão buscando um medicamento que consiga controlar essa progressão, principalmente em crianças. As medicações testadas até agora não foram desenvolvidas exclusivamente para a miopia, mas tem levado a bons resultados no combate ao problema.
Um dos medicamentos que parece estar funcionando é um colírio específico, que administrado em uma concentração menor do que é originalmente parece ter diminuído a progressão da miopia em 50%.
É importante ressaltar que esse é um conteúdo meramente informativo, e que a pesquisa ainda não apresentou resultados conclusivos, apesar dos primeiros serem positivos. Para um diagnóstico preciso de seu caso, consulte um profissional de sua confiança. O Instituto de Olhos Limongi fica na Rua 7-A, nº141 – Setor Aeroporto, Goiânia/GO.