23/ago
Pós-operatório da catarata | 5 cuidados fundamentais para uma boa recuperação
A catarata é uma das principais doenças oculares que atinge a população, principalmente os pacientes com idade avançada. Ela se caracteriza como uma doença que afeta o cristalino, uma das estruturas responsáveis pela nossa visão, causando um sintoma progressivo de embaçamento da visão.
O principal meio de tratamento recomendado para a cura dessa doença é a substituição dessa estrutura por lentes especiais que possuem o intuito de devolver a qualidade da visão. Todo o procedimento é considerado simples pelos cirurgiões oftalmologistas, contando com técnicas já muito aprimoradas e avançadas para a correção de diversos casos de catarata.
Contudo, para a concretização dos resultados, é extremamente necessário que o paciente siga à risca as orientações do pós-operatório para evitar que complicações surjam. Esse processo requer a adoção de recomendações simples, mas que fazem toda a diferença para a efetividade dos resultados da cirurgia.
Uso de colírios corretamente
Após a realização do procedimento, o médico responsável pela cirurgia receitará o uso de colírios anti-inflamatórios e antibióticos que evitarão o desenvolvimento de quadros de inflamação ou infecção no olho operado.
Evitar esforços físicos
Praticar exercícios físicos durante o processo de pós-operatório deverá ser evitado devido ao risco potencial de contaminação ou alteração da pressão ocular que trariam complicações ao procedimento cirúrgico.
Higienize as mãos com frequência
O mau hábito de coçar os olhos também pode trazer problemas no pós-operatório da cirurgia de catarata. Isso acontece porque as bactérias presentes em nossas mãos podem infectar o olho ainda em seu processo de cicatrização.
Outras recomendações durante esse período são: proteger os olhos operados com o auxílio do protetor ocular e dormir do lado oposto ao olho operado.
Dessa forma, você garante que não haverá complicações relacionadas ao processo de cicatrização da cirurgia.