12/dez
Presbiopia: como tratar?
A Presbiopia, também conhecida como vista cansada, é a dificuldade para focalizar objetos próximos pela perda da elasticidade da lente natural dos olhos, o cristalino. Parte natural do processo de envelhecimento, a presbiopia geralmente surge após os 40 anos. Pessoas com Diabetes Mellitus e hipermetropia tendem a apresentar o problema mais precocemente.
O primeiro sintoma notado é a dificuldade de foco, as pessoas passam a manter materiais de leitura distantes, com o intuito de enxergar. Esse sintoma pode ser acompanhado de fadiga ocular e dor de cabeça. A correção pode ser feita através de lentes de contato bifocais, óculos, Monovisão ou Cirurgia a Laser Personalizada.
A correção através de lentes de contato bifocais exige um processo de adaptação, é recomendado que seja feito um teste prévio no consultório. No caso dos óculos, a dificuldade é corrigida por meio de lentes multifocais ou monofocais.
Já a monovisão é uma técnica que consiste em utilizar uma lente para leitura no olho não dominante e outra, para notar objetos à distância, no olho dominante. É bastante utilizada por ser de fácil adaptação e baixo custo.
No caso da cirurgia a Laser Personalizada, o processo é parecido com o da Monovisão, uma vista é ajustada para focar de perto, enquanto outra recebe a correção para ver de longe. A cirurgia é realizada em pacientes que também tenham miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Caso você apresente algum dos sintomas, procure um médico especialista. Se desejar, você pode entrar em contato com o Instituto de Olhos Limongi.