02/jun
Quais são as causas do glaucoma?
Caracterizada por lesões no nervo óptico, por conta da elevada pressão intraocular, o glaucoma é uma doença que tem como consequência a perda de campo visual, sendo considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo todo — fato que se dá em razão da ausência de sinais na maioria dos casos.
Essa lesão pode ter como origem a modificação do fluxo sanguíneo do nervo ou um aumento da pressão ocular. Neste último caso, acontece uma elevação do humor aquoso, produzido na parte anterior do olho, ou então uma deficiência na drenagem através de seu canal, situação que provoca os danos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 2,4 milhões de novos casos de glaucoma são registrados anualmente, totalizando 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) estima que esse mal afete 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, ou seja, cerca de 1 milhão de pessoas.
O tratamento da doença depende do grau e tipo em que ela se apresenta, podendo ser feito através de medicamentos ou intervenção cirúrgica.
Caso queira saber mais sobre o assunto, procure um especialista ou entre em contato com o Hospital de Olhos Limongi.