27/fev
Quando levar as crianças ao oftalmologista?
Por mais que nem sempre seja fácil identificar, crianças que sofrem com alguma disfunção da acuidade visual costumam apresentar sintomas característicos. Existem casos em que os pequenos não conseguem descrever com exatidão o que estão sentindo, e isso pode dificultar o diagnóstico.
Pensando nisso, o Hospital Limongi separou alguns dos principais sinais que denunciam problemas oculares nas crianças. Confira:
Dor de cabeça frequente
As dores de cabeça originadas por problema de visão costumam aparecer após atividades que exigem foco e concentração, como aulas e brincadeiras em lugar fechado. Caso haja essa queixa, é possível que exista a necessidade do uso de óculos.
Se aproximar muito da televisão
Independentemente do tamanho da tela, se o seu filho não estiver conseguindo enxergar perfeitamente, a tendência é que ele se aproxime cada vez mais da televisão, apertando os olhos para focar nas imagens.
Quedas frequentes
Se a criança está tropeçando e caindo frequentemente, talvez seja hora de levá-la ao oftalmologista. Uma característica comum do estrabismo é a falta de capacidade para enxergar obstáculos, o que ocasiona os episódios citados.
Sensibilidade à luz
Alguns problemas da visão podem ter esse quadro como sintoma, por isso, o ideal é marcar uma consulta com um especialista o mais rápido possível, pois é praticamente certa a presença de problemas.
Ao notar qualquer um desses sintomas, leve o seu filho ao oftalmologista. O profissional fará uma avaliação completa e indicará os próximos passos.
Caso deseje saber mais, converse com um especialista ou entre em contato com o Hospital Limongi.