22/jul
Quando o exame de microscopia especular é indicado?
A microscopia especular é um exame feito com o intuito de avaliar as pequenas células que revestem a camada profunda do olho, conhecidas como endoteliais. Nesse procedimento, é feita a contagem e a análise da forma e do tamanho dessas unidades estruturais.
As células endoteliais da córnea não se regeneram e têm um ritmo de perda de acordo com a idade e com o organismo. A degeneração dessas células é responsável por agravar algumas doenças corneanas e do globo ocular, e isso deve ser avaliado antes de cirurgias da vista.
Como é feita a microscopia especular?
O paciente é orientado a encostar a região frontal do olho no aparelho. Feito isso, o instrumento é focalizado na superfície da córnea para obter uma fotografia que será analisada digitalmente.
Por meio da análise computadorizada da imagem refletida na face posterior da córnea, as células são analisadas de acordo com o número por área, formato e tamanho. O procedimento é fundamental para os pacientes que serão submetidos a cirurgias intraoculares e também para portadores de diversas doenças corneanas.
Quando este exame é indicado?
A microscopia especular é indicada em pré-operatórios de intervenções para corrigir a catarata, o glaucoma e transplante de córnea, bem como nas degenerações e distrofias da córnea. Esse exame é indolor, não invasivo e sem contato, com duração aproximada de 5 a 10 minutos.
Caso deseje saber mais, converse com um profissional ou entre em contato com o Hospital de Olhos Limongi!