09/ago
Retinopatia: Conheça os tipos da doença
A retinopatia é uma doença degenerativa que atinge os vasos sanguíneos da retina, formando lesões que comprometem a formação de imagens pelo olho e, consequentemente, a visão. Suas causas são diversas, mas existem três principais tipos mais comuns.
Retinopatia hipertensiva
Esse tipo de retinopatia surge em decorrência de um quadro prévio apresentado pelo paciente de hipertensão arterial. O tratamento indicado nesses casos, além do indicado pelo médico cardiologista, é a adoção de bons hábitos para a saúde como uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos.
Retinopatia diabética
Assim como na retinopatia hipertensiva, a diabética surge em decorrência de uma quadro prévio de um índice de glicemia descompensado no organismo do paciente. O tratamento para esses casos é a fotocoagulação, que visa diminuir a dilatação anormal dos vasos sanguíneos que comprometem a visão.
Retinopatia da prematuridade
A retinopatia da prematuridade ocorre em bebês que tenham nascido antes do tempo ideal da gestação, o que compromete o desenvolvimento dos vasos sanguíneos da retina. As principais indicações para esses casos é a prescrição de medicamentos que visam estabilizar o crescimento desses vasos ou a terapia de fotocoagulação.