01/out
Segundo pesquisa, brincar ao ar livre faz bem à visão
Uma pesquisa realizada em 12 escolas na China, identificou uma forma de evitar a miopia em crianças. O resultado apontou que pelo menos 40 minutos por dia de brincadeiras ao ar livre evitam problemas na visão.
Os pesquisadores, dividiram doze escolas em dois grupos, em que metade levaria as crianças para brincar e a outra manteria a rotina de aulas internas em sala de aula. Além disso, os pais também foram estimulados a incentivar brincadeiras ao ar livre durante os finais de semana – nesse ponto, os dois grupos se igualaram.
Entre as crianças das escolas que aplicaram a estratégia de brincar ao ar livre, 30% desenvolveram algum grau de miopia (259 de 853 crianças). Já entre aquelas que ficaram na sala de aula, 40% desenvolveram o problema (287 de 726 crianças). A diferença não é grande, mas é significativa. Se mantendo mesmo quando se leva outros fatores em consideração, como o histórico familiar de miopia.
No Brasil, um estudo realizados pelo CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) em 2014 com crianças entre 9 e 13 anos que utilizavam computador ou videogame por seis horas ininterruptas mostrou que 21% delas desenvolveram algum grau de miopia.
Com isso, o estudo sugere que as crianças precisam equilibrar atividades realizadas mais de perto, em lugares fechados, como ler, com atividades que a visão à distância.
Para saber mais informações, entre em contato com um especialista em medicina ocular ou fale com o Hospital de Olhos Limongi clicando aqui.