03/dez
Usar colírio sem indicação médica pode prejudicar sua visão
O colírio é visto por muitas pessoas como um produto inofensivo, causando um uso indiscriminado e sem o acompanhamento médico devido. Porém, é importante saber que esse também se trata de um medicamento e seu mau uso pode trazer consequências sérias à saúde ocular, incluindo catarata e glaucoma.
O produto é procurado principalmente por quem tem algum tipo de desconforto nos olhos, mas, uma das armadilhas reside no fato de que ele está disponível em diversos tipos, cada um indicado para um tratamento específico, em diferentes doses e intervalos.
Saiba os riscos:
Colírios com antibióticos utilizados de forma irregular, por exemplo, provocam a mutação de bactérias, que se tornarão resistentes ao medicamento e deixarão o tratamento mais difícil. Além disso, o uso de alguns tipos de colírios vendidos sem receita pode transmitir a falsa sensação de êxito, quando apenas os sintomas diminuem, mas suas causas não são tratadas com eficiência. Esse é um cenário que pode adiantar o aparecimento da catarata.
Colírios com corticóide, por exemplo, também favorecem a formação de catarata e ainda aumentam a pressão do olho, provocando ainda um ambiente favorável para o glaucoma.
Lembre-se de nunca se automedicar, seja com o colírio ou com qualquer outro tipo de medicamento. Visite sempre o seu médico para a indicação do tratamento correto!