11/dez
Usar óculos de sol falsificado pode provocar doenças oculares sérias
Óculos de sol são indispensáveis para dias ensolarados. Com a chegada do verão, muita gente compra um modelo da marca de preferência para se proteger. Mas é preciso ter atenção: modelos falsificados podem causar doenças oculares sérias.
Dados da Associação Brasileira da Indústria Óptica indicam que 40% dos brasileiros compram óculos de sol piratas. Esses modelos tiram a proteção natural dos olhos contra o excesso de luz. Quando o olho é exposto à claridade, a pupila se fecha, um organismo natural para controlar a entrada de luminosidade.
Ao colocar um filtro escuro na frente do olho, esse mecanismo é inibido. Nos ambientes com muita claridade do sol, as peças falsificadas que não protegem contra os raios ultravioleta não se adequam a este mecanismo.
A longo prazo, o uso de óculos de sol falsificados compromete a saúde ocular. Além do risco de queimar a retina, aumentam as chances de contrair doenças como tumores de pálpebra e de conjuntiva, e até de acelerar o aparecimento precoce de um dos tipos de catarata. Pessoas com lesões de pele na pálpebra ainda podem intensificar o aparecimento de um tumor de pele com a exposição excessiva com óculos de sol falsificados.
Na hora de escolher o seu óculos de sol para o verão, opte pela qualidade. O barato pode sair muito caro!